sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Privatização da Saúde é BOM ou RUIM











*********************Projeto de Serra, Não à privatização do sistema de saúde de São Paulo
O projeto de lei de Serra (PSDB) pretende terceirizar todo o sistema estadual de saúde, o que na prática significa privatizar toda a saúde e ampliar o esquema de roubalheira das empresas como ocorre com a merenda escolar1 de setembro de 2009
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), ataca novamente a população e pretender privatizar todo o sistema de saúde do estado com as chamadas “organizações sociais (OSs)”, que teoricamente seriam "entidades privadas sem fins lucrativos", mas na prática nada mais são do que empresas privadas e representantes dos tubarões da saúde.
O projeto de lei complementar de Serra deverá ser votado na Assembléia Legislativa, onde o tucano não só possui maioria, como também o apoio da “oposição”, mostrando que o ataque faz parte de uma política organizada da burguesia e seus governos contra a população.
Serra é o representante direto dos tubarões da Saúde, dos convênios privados e da máfia do sistema de saúde. Não é a toa que é de sua autoria a lei antifumo, projeto que persegue e reprime os fumantes em favor dos interesses dos convênios privados de saúde, já que os fumantes são o setor que menos dá lucro em virtude das doenças provocadas pelo uso contínuo do tabaco. Atualmente, 25 hospitais do Estado de São Paulo são controlados pelas OSs, que segundo os dados do próprio governo desde 2004 já receberam um aumento de 202% da fatia do orçamento da Saúde estadual, passando de R$ 626,2 milhões para R$ 1,891 bilhão em 2009. Enquanto ampliava o orçamento para as empresas privadas, Serra promovia o corte de mais de 27% no orçamento da saúde pública, o que mostra o seu interesse em defender os empresários e, portanto, a necessidade de se legalizar o esquema de corrupção e de desvio de verbas para esse setor.
As “organizações sociais”, um eufemismo para empresas privadas, foram criadas em 1998, como uma forma de promover uma privatização branda, ou seja, o governo passou a contratar essas empresas, “organizações”, para prestar os serviços que eram de responsabilidade do próprio governo e com isso desviar as verbas da saúde para os tubarões da saúde. Esse é o mesmo esquema montado na distribuição das merendas escolares, que inclusive já foi alvo de diversos processos em virtude dos escândalos de corrupção.
Os governos burgueses estão organizando uma verdadeira investida contra a população dando início a uma série de privatizações nos setores essenciais. No caso do projeto de Serra, a privatização da saúde significa também o extermínio da população pobre, o principal alvo da política de sucateamento e privatização, a exemplo do que acontece nos Estados Unidos, que apesar de ser uma potência econômica mundial, capaz de financiar as guerras mais caras, não possui em virtude das privatizações, da política chamada “neoliberal”, um sistema público de saúde, fazendo com que a parcela mais pobre da população, cerca de 40 milhões de trabalhadores, não tenha qualquer acesso ao serviço saúde. Isso sem falar das 250 milhões de pessoas que são obrigadas a pagar pelo plano de saúde, mas que mesmo assim não possui um atendimento digno.
A população não deve aceitar as privatizações que estão sendo imposta pelos governos burgueses. Trata-se de uma política criminosa que a burguesia está impondo contra os trabalhadores. Terceirizar a saúde significa privatizar todo o sistema, acabar com os serviços públicos e entregar o dinheiro público para os empresários da saúde.
Não à privatização do governo Serra!
Saúde pública, gratuita e de qualidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo as páginas de comentários de Josué.