domingo, 28 de junho de 2009

Sintomas da gripe suina

**************************************************A gripe suína é provocada pelo vírus da gripe tipo A sendo uma variante do vírus H1N1 que normalmente só contaminava porcos mas que agora está contaminando seres humanos e se transmitindo entre seres humanos. O sintoma da gripe suína é parecido com o sintoma da gripe comum.
A pessoa quando está com gripe suína sente febre, perde a vontade de se alimentar e passa a ter tosse. Algumas pessoas ficam com coriza (nariz escorrendo) e sentem sua garganta seca. Alguns ainda têm náuseas, vômitos e diarréia. Você deve procurar ajuda médica se retornou de viagem nos últimos 10 dias de países onde existem casos da doença como o México e EUA. Se você teve contato com pessoas que estiveram em países atingidos com a gripe e está com sintomas da gripe procure um médico.
Todas as pessoas que estão gripadas que sentem dificuldade de respiração, dor no tórax, confusão mental, presença de secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada ou cor de tijolo, as vezes com rajas de sangue deve procurar um médico imediatamente pois a gripe pode ter avançado para um estado de pneumonia. A gripe normal e a nova gripe suína podem progredir para uma pneumonia que precisa ser tratada. Se observar que as extremidades do corpo estão ficando roxas isso significa problemas na oxigenação dos tecidos sendo necessário atendimento de urgência.
Se você estiver com estes sintomas você deve:
1) Cobrir seu nariz e sua boca com um lenço sempre que sentir vontade de tossir ou espirrar. Isso evita que você contamine outras pessoas da sua casa ou do seu trabalho. Você também pode usar máscaras. Leia sobre as máscaras que você deve comprar para se proteger do vírus da gripe suína.
2) Se você freqüenta locais como trabalho, escolas, faculdades, solicite um atestado médico e fique em casa. Isso evita a contaminação de outras pessoas.
3) Não entre em locais fechados com muitas pessoas. Fique apenas em lugares abertos e ventilados.
4) Lave a mão constantemente. Quem tem gripe normalmente contamina as mãos quando tosse ou espirra. Se você tossir em objetos, mesas, móveis é importante limpar o local com álcool. Tecidos contaminados devem ser lavados. Objetos contaminados com secreção humana podem transmitir a gripe a outras pessoas.
5) Use máscara para não transmitir. Use máscara para não se contaminar.Leia sobre as máscaras para gripe suína.
6) Evite sair de casa. Evite viajar para locais afetados pela gripe.
7) Procure ajuda médica caso suspeite que a gripe está se agravando. Nunca tome qualquer tipo de medicamento sem orientação médica. Até mesmo um simples medicamento contra a gripe vendido nas farmácias sem receita médica pode gerar sérios problemas se não for feita uma avaliação médica. Somente o médico pode confirmar se você realmente está gripado ou se não está com outra doença como a dengue. Se estiver gripado somente o médico pode confirmar que tipo de gripe você possui
Envie estas dicas para seus amigos e parentes. Fique alerta principalmente se retornou de viagem de algum local onde exista o foco da doença, que atualmente é praticamente todo mundo. É fundamental que você tenha um termômetro em casa para medir a sua temperatura e a dos seus filhos em caso de suspeita. A febre é um dos primeiros sinais e você precisa estar preparado para detectar a febre o mais rápido possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo as páginas de comentários de Josué.