quinta-feira, 11 de junho de 2009

Princípios para Comportamento no local de Trabalho

Será que vale tudo no mundo do trabalho? Para responder essa pergunta é preciso estar consciente de que existem alguns princípios para um comportamento ético na vida profissional. Uma regra de ouro da ética profissional é se colocar no lugar dos colegas de trabalho.
Será que você gostaria de ser humilhado na frente de um superior? De ter seu nome envolvido em fofocas e cochichos? De ter seu trabalho diminuído em importância? De ter que fazer o trabalho da equipe toda sozinho? Reflita sobre todas essas perguntas antes de tomar atitudes ou assumir posturas no seu local de trabalho.
Mas o melhor de tudo quando se é um profissional ético é ter a consciência tranquila por ter agido ou se posicionado da maneira certa no momento certo. Seu colega de setor chega ao escritório sempre nervoso. Bate portas, está de cara fechada, distribuindo mau humor. Ele pode estar com problemas em casa. Mas o fato é: eles sempre precisam refletir no ambiente de trabalho?
O ser humano é muito complexo. Não podemos separar o profissional que trabalha da pessoa que vive normalmente fora da empresa. Contudo, é preciso uma larga dose de bom senso, domínio próprio e equilíbrio para que os problemas pessoais não comecem a afetar seu desempenho no trabalho. Se você tem um problema realmente grave fora da empresa, converse com seu superior, peça uns dias de folga e procure resolver tudo. O que não é sensato é deixar suas mazelas pessoais prejudicarem o sua performance ou a de seus colegas.
Problemas todos nós temos. A diferença é a maneira como cada um lida com eles, dentro e fora do ambiente de trabalho. Você sabe como ser reconhecido pela sua competência?
Você precisa saber quais seus objetivos, aonde quer chegar, o quanto deseja ganhar, e saber como construir a sua vida. Para isso, invista em você!
Você sabia que quem possui Nível Superior pode ganhar até 2x mais do que quem só tem o Nível Médio? Sabia que profissionais com pós-graduação tem 86% a mais de chances de serem contratados?
Não ache que ser puxa-saco (ou amigo) do chefe, você terá êxito profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo as páginas de comentários de Josué.